Testing to destruction


Todo mundo já falou desse vídeo, mas eu não poderia deixar de colocar aqui.
O vídeo de abertura do Hatch Awards.
Muito bom de ver.
Idéia da Arnold Worldwide.
Pegaram o lendário filme da Apple, 1984, e fizeram um animatic para mostrar para as pessoas comuns e saber o que elas acham.
Depois fizeram um vídeo para mostrar pra todo mundo.
Já dá para imaginar o que eles queriam provar.

Um grupo de pesquisa para opinar sobre o que já é consagrado.
Um pré-teste para testar o que já funcionou.
E não apenas funcionou.
1984 foi eleito o melhor comercial exibido nos intervalos do Super Bowl em seus 40 anos de existência e está na lista dos “50 Maiores Comerciais de Todos os Tempos”.
Causou um grande impacto e recall na época e foi exibido apenas uma única vez.
Veja o vídeo do pré-teste. Uma homenagem ao novo e a criatividade.

Muito se gasta em pesquisa, principalmente porque hoje em dia comunicação é investimento.
E investimento tem que ter retorno. Tudo tem que ser medido. E cada real gasto em comunicação tem que ser certeza de bom investimento.
Todo mundo quer um investimento confortável.
Mas será que isso existe?
Quando é necessário fazer pesquisas desse tipo, temos que ter certeza que a agência, o cliente e a equipe de pesquisa estão procurando a informação certa, na hora certa do processo e de maneira correta.
Tem muita gente que não acredita em pré-teste ou focus group.
Simplesmente porque não é possível fazer um teste eficaz e realista de um filme publicitário em uma situação de laboratório.
Situação nem um pouco rotineira nem espontânea.
Para a maioria das pessoas a publicidade pode ser uma droga, mas infelizmente ela ainda não pode ser testada em laboratório.

Veja aqui o filme que a Apple remasterizou para adicionar um iPod na cintura da mulher loira que explode o telão do ditador.

barra.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em *Planejamento, Pesquisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s