Tudo que é sólido desmancha no ar


Vivemos hoje uma fase um pouco estranha.
Não estamos mais no passado, mas também ainda não chegamos no futuro.
Tudo que era certeza no passado, não é mais.
Só uma coisa é certeza. Você tem que medir e apresentar resultados.
Cada vez mais exigentes e obcecados com o retorno de seus investimentos, os anunciantes estão obrigando a publicidade a se reinventar.

Mesmo assim são poucos os sites e blogs de propaganda que falam de resultados.
Principalmente quando falamos de inovação e novidade (itens obrigatórios hoje em dia), logo queremos saber se funcionou mesmo.

gorillacadbury.jpg

Lembra daquele comercial da Cadbury, onde um gorila ficava tocando bateria igual ao Phil Collins?
Se você não viu, veja aqui.
Na época o vídeo virou febre na internet.
E chamou a atenção dos publicitários porque não é um comercial tradicional, mas sim uma peça de entretenimento.

Olhando as buscas no Google, vemos que a marca deu um banho nas concorrentes, e os números do final desse semestre impressionam.
Claro que isso não quer dizer nada.
Senão toda vez que algum americano procurasse por Marte no Google, o chocolate Mars ganharia pontos nesse aspecto.
Mas é claro que mostra o interesse das pessoas que buscam o nome da marca pela internet.
Veja aqui a diferença que o viral fez, no final de 2007.

googletrendscad.jpg

A Kit Kat e o Snickers também fizeram campanhas nesse período, e tiveram um número muito inferior nas buscas pelo Google.
Achei um artigo sobre essa campanha no wikipedia que diz que as vendas da marca cresceram 9% se comparadas com a mesma época de 2006.
E a percepção das pessoas depois do filme, segundo uma pesquisa realizada pela YouGov, mostrou um aumento de 20% em conhecimento e relacionamento com a marca.

E sobre o futuro? Resultados, resultados e resultados.

fonte: IF

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