Pre-testing


“We don’t ask consumers what they want. They don’t know. Instead we apply our brain power to what they need, and will want, and make sure we’re there, ready”
Akio Morita – co-fundador da Sony

Estamos em uma fase onde aparecem novas tecnologias e novos produtos quase todo santo dia.
As coisas são cada vez mais rápidas e as pessoas não sabem direito o que realmente desejam.
Isso sempre aconteceu e vai acontecer cada vez mais.
Produtos revolucionários aparecem todo ano.
Mas acontece que essa categoria de produtos não funciona bem quando falamos em pesquisa de mercado.
Com idéias acontece à mesma coisa.
Uma idéia muito inovadora e revolucionaria tende a causar estranhamento, e por isso não tem sucesso em pré-testes. O que pode matá-la logo de cara.
Foi sabendo disso, a um bom tempo atrás, que o Akio Morita ignorou uma pesquisa de mercado que indicava que era uma grande besteira lançar o antigo walkman.

walman.jpg

Na época a pesquisa dizia que as pessoas não queriam caixas de som nos ouvidos.
Que isso era uma grande besteira.
Akio Morita não acreditava nisso.
Mas ao mesmo tempo ele teria que ser muito corajoso e maluco para gastar milhões ou bilhões em um produto que as pesquisas e as pessoas dizem que é uma grande besteira.
A maioria dos executivos bundas se escondem atrás de pesquisas e as usam como desculpa quando alguma coisa sai errada.
Mas o Akio Morita não era um bunda.
Mas também não era louco.
Ele lançou 100 unidades para testar o mercado e provou que a pesquisa estava errada e ele estava certo.
O walkman foi um sucesso e aposto que você já teve um.
Esse é um case clássico e famoso que demonstra que as pesquisas de mercado não podem ser seguidas burramente à risca.
Temos que usar nosso conhecimento e cérebro para descobrir o que as pessoas tentaram dizer, e não o que elas realmente disseram.
É muito difícil conhecer as pessoas melhor do que elas mesmas.
Mas no fundo é isso que temos que fazer.

Via: Meme Huffer (um dos melhores blogs de planejamento que conheço)

barra.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em *Planejamento, Pesquisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s