Só 1 minuto. Eu estou tentando entender o problema…


Se é que existe um…

No planejamento, muitas vezes, nossa primeira tarefa é voltar ao início para definir o problema de maneira mais clara. Porque o problema é que não existe planejamento sem problema, principalmente se considerarmos todo problema uma oportunidade.

Tem horas que você precisa correr, mas é sempre bom saber, antes de tudo, para qual lado correr. Dar um pique para o lado errado muitas vezes pode ser pior do que ficar parado.

Por isso o planejamento tem que trabalhar com uma perspectiva bem mais ampla se quiser ganhar a confiança do cliente.  Temos que dar um passo para trás para a avaliar a situação. Precisamos fazer o interrogatório antes, e incluir nesse interrogatório todo o mix de marketing que os caras trabalharam. E, muitas vezes, é preciso vender ao cliente o problema, antes de vender a solução.

Mas…Todo problema de propaganda surge de algum problema ou oportunidade da empresa, mas nem todo problema da empresa tem na propaganda a sua solução. Às vezes a propaganda tem que representar a função de segundo violino, mas segundo violino não significa sem importância. O negócio é que deve haver uma razão empresarial que levou o cliente a conversar com a agência. Faz parte do planejamento descobrir qual é essa razão.

Sem definir o problema da empresa nos não estamos preparados para pegar a estrada que leva a uma solução de propaganda. E vai dar merda. Certeza. Não discutir em cima desse assunto e desse problema é jogar papo fora enquanto olhamos nossos iPhones em reuniões demoradas. É perder tempo e dinheiro

Estratégias às vezes são percebidas como alternativas – o que não é realmente verdadeiro – porque estratégia implica, principalmente, em um melhor desempenho. Que implica logicamente no entendimento desse problema.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em * Meus textos, *Planejamento

Uma resposta para “Só 1 minuto. Eu estou tentando entender o problema…

  1. Ótimo post, man.

    Concordo com tudo que você falou aí e acho que esse é o erro que a maioria das agências pagam por não escolher bem seus profissionais de planejamento.
    As que ainda não tem um planner, nem se fala…

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s